Início do cabeçalho do portal da UFERSA

LEDOC

educação do campoO profissional de Licenciatura em Educação do Campo atuará  nas seguintes dimensões:

a) Na gestão de processos educativos escolares inseridos nas diferentes etapas e modalidades da Educação Básica, construção de projetos políticos-pedagógicos e organização do trabalho escolar em escolas do campo;

b) Na docência em uma das áreas de conhecimento propostas pelo curso, a saber: Ciências Humanas e Sociais; Ciências da Natureza. No decorrer do curso os/as alunos terão a opção de escolha em uma das áreas, considerando o perfil e as afinidades para as
áreas, além das demandas para atuação nas comunidades;

c) Na gestão de processos educativos nas comunidades, com o desenvolvimento de habilidades para trabalho formativo e organizativo junto às unidades familiares e grupos sociais dos quais se originam, bem como para a implementação de projetos de desenvolvimento sustentável e solidário articulados com ações no âmbito das escolas.

Atividades que podem ser desenvolvidas pelo profissional formado neste curso:

Os alunos formados no Curso de Licenciatura em Educação do Campo poderão atuar, de acordo com o Art. 62 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394 de 20 de dezembro de 1996, nas seguintes funções:
– Na docência na educação básica – séries finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, na modalidade Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional, em uma das áreas de conhecimento propostas pelo curso: Ciências da Natureza e Matemática e Ciências Agrárias.
– Na gestão de processos educativos escolares, entendida como formação para a educação dos sujeitos das diferentes etapas e modalidades da Educação Básica, para a construção do projeto político-pedagógico e para a organização do trabalho escolar e pedagógico nas escolas do campo.
– Na gestão de processos educativos nas comunidades: preparação específica para o trabalho formativo e organizativo com as famílias e ou grupos sociais de origem dos estudantes, para liderança de equipes e para a implementação de iniciativas e ou projetos de desenvolvimento comunitário sustentável que incluam a participação da escola.

22 de setembro de 2014. Visualizações: 1066. Última modificação: 02/10/2014 16:37:09