Início do cabeçalho do portal da UFERSA

LEDOC

LINKS IMPORTANTES SOBRE O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO:

http://Orientações aos concluintes

http://Normas ABNT & Documentos Regulatórios

Como gerar a ficha catalográfica para seu TCC

 

REPOSITÓRIO UFERSA – ACESSO AOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DEFENDIDOS

 

 

LISTA DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DEFENDIDOS (Autoria/ Título)

SEMESTRE 2017.2

ANA CLAUDIA DE ANDRADE COSTA

Narrando o que ninguém viu, sobre aquilo que todo mundo vê: memórias e histórias das comunidades rurais do oeste potiguar.

FRANCISCO ANTONIO DE SOUSA

Educação do Campo e Ensino De Ciências e Matemática: o que dizem alguns TCCs.

JOSÉ GUSTAVO DE SOUZA BEZERRA

Incluir para formar ou formar para incluir? Reflexões acerca da formação dos docentes da Escola Estadual José Rufino em Angicos/RN.

KATSON FERNANDES

Movimentos Sociais e Educação do Campo: Uma análise a partir da Licenciatura em Educação do Campo da UFERSA – Mossoró/RN.

MARIA ALCINETE GOMES DE MENEZES

Os conceitos de lugar, paisagem e território como norteadores dos processos de ensino e aprendizagem em educação do campo no semiárido potiguar.

MARIA FRANCINEIDE HENRIQUE DE JESUS

Mulheres que se relacionam com homens comprometidos: narrativas de si.

RODOLFO RAFAEL PASCOAL DA PENHA

Compreendendo o conhecimento dos agricultores e produtores das comunidades rurais a respeito da biodiversidade de insetos em especial dos cupins do oeste potiguar.

SEMESTRE 2018.1

ANTONIA TAIZI COSTA DE MEDEIROS

O Destino do Lixo no Projeto de Assentamento Bom Lugar I : Responsabilidades e Desafios.

ANTONIA VALBIA SIQUEIRA COSTA

Um Estudo Sobre a Formação e Atuação dos Professores do Município da Serra do Mel/RN.

EUCLIDES FLOR DA SILVA NETO

Brincando no Maracatu Pipões e Biluca: Saberes , Memoria e Ancestralidade na Construção da Cultura Afrodescendente.

FRANCISCO ANTONIO DE SOUSA

Educação do Campo e Ensino De Ciências e Matemática: o que dizem alguns TCCs.

JOSÉ GUSTAVO DE SOUZA BEZERRA

Incluir para formar ou formar para incluir? Reflexões acerca da formação dos docentes da Escola Estadual José Rufino em Angicos/RN.

MARIA AUXILIADORA RODRIGUES CÂMARA

Atuação do Educador Social em Espaço Não Formal: Relatos de Experiências Na Associação Social Desportiva Ponta Do Mel-RN.

MICHELLY KATIUCE DE MORAES BRILHANTE

Processo de Organização Política do Projeto de Assentamento Sitio Góis : Lutas e Conquistas.

THAIS DE OLIVEIRA FREIRE SANTOS

Juventude Negra: Identidade e Preconceito Racial no Município de Serra do Mel – RN.

RANIELLY LETICIA DA SILVA

O Campo é Cheio de Coisas Bonitas , Pássaros, Borboletas , Flores e a Cidade Só Tem Humanos e Coisas Que Humanos Constrói : Representações Sociais de Campo, Cidade , Rural e Urbano de Alunos e Professores da Escola Municipal 13 De Maio, Upanema/ RN.

SEMESTRE 2018.2

ANTONIA MARINHO DOS SANTOS

O Trabalho das Mulheres na Formação do Assentamento Garavelo (Areia Branca/RN).

DÉBORA RAQUEL DOS SANTOS

Mulheres Negras e os Desafios no Âmbito da Educação.

ELAINE PATRICIA DE OLIVEIRA SOUSA

Quintais Produtivos na agricultura familiar: caracterização e participação nas compras governamentais no município de Apodi/RN.

EVA SIQUEIRA DA ROCHA

O uso das plantas medicinais pelas mulheres das Comunidades Rurais De Upanema, RN.

FRANCISCA RAYANE GOMES DE OLIVEIRA

Salas Multisseriadas: desafios para o ensino e para a  docência.

GIONARA BRUNA ALVES DE OLIVEIRA

Patrimônio Rural: O Sítio Arqueológico Lajedo De Soledade (Apodi/RN) como espaço de identidade e pertencimento.

INÁCIA MARIA CARDOSO SOBRINHA

A Geografia das escolas do campo localizadas nos assentamentos rurais do município de Apodi/ RN.

MARIA ROSIVANIA PEREIRA FEITOSA DUARTE

Escola Família Agrícola de Serra do Mel (EFAMEL): produção de identidades e construção de sujeitos.

MARIA SILVIA TORQUATO FERREIRA

O Agronegócio e sua influência socioespacial no Sítio Pau Branco, Zona Rural De Mossoró/RN.

PATRÍCIA MARAISA DE SOUZA

Compreendendo o lugar a partir da percepção e experiências dos moradores da cidade de São Rafael/RN.

SUZANA MEDEIROS DE CARVALHO OLIVEIRA

A permanência dos jovens na Agricultura Familiar, nas Comunidades Rurais de Umarí e Projeto Assentamento Bom Lugar I (Upanema/ RN).

VANESSA CRISTINA DE OLIVEIRA SILVA

O negro, educação  e  as relações  étnico-raciais  no Ensino Fundamental II em uma escola estadual em Mossoró-RN.

SEMESTRE 2019.1

ALDEFRAN ADERSON DA SILVA

O extrativismo do calcário: impactos ambientais e socioeconômicos gerados na comunidade de Palheiros III, município de Upanema/RN.

ALEXANDRA GONDIM DA SILVA MEDEIROS

A importância de trabalhar com jogos para o Ensino de Química na Educação do Campo em Upanema/RN.

ALEXANDRO DOS SANTOS JESUS

As sementes do axé vão à escola: desafios das crianças do Candomblé junto ao processo de escolarização.

ANA PAULA PEREIRA BRITO

“Gordofobia” no Ensino Superior: estudo com discentes da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

ÂNGELA APARECIDA DE ALMEIDA LIMA

A evasão na educação de jovens e adultos: um estudo de caso da Escola Estadual Padre José de Anchieta/ Serra do Mel – RN.

EMILIANE MELO RODRIGUES MOTA

Análise dos aspectos socioeconômicos e infraestruturais do Assentamento Casqueira I em Areia Branca/RN.

JOELMA REGINA DE MORAIS COSTA

Geograficidade das mães universitárias do curso de Licenciatura em Educação do Campo, na Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

MAIARA COSTA DE MEDEIROS

Ensino de Química para alunos deficientes visuais: um panorama em escolas da rede estadual de ensino, na cidade de Mossoró/RN.

MARIA JOSÉ DE ABREU

A prática docente como contribuição para o desenvolvimento educativo dos sujeitos numa escola estadual na cidade de Felipe Guerra-RN.

MARIA JUCINEIDE ROCHA

Participação e organização política dos associados da Colônia dos Pescadores Z-52 em Upanema- RN.

MARINA CINTYA ALVES DA SILVA

A relação família-escola no contexto da Educação do Campo no município de Serra do Mel/RN: desafios e perspectivas.

MILLA VITÓRIA DE ALMEIDA

A educação sexual do idoso em Serra do Mel: medidas de prevenção para doenças sexualmente transmissíveis.

NAYARA RAQUEL OLIVEIRA DA SILVA

O ensino e aprendizagem de Química em uma escola estadual do município de Felipe Guerra/RN.

RAIMUNDA JANAINA DO NASCIMENTO

Solteiras por opção ou não: a história de vida das mulheres “mães solteiras” de Ponta do Mel.

RAÍSSIA RONIMEIRE TÔRRES BRILHANTE

Mulheres, homens e práticas de convivência com o semiárido nos assentamentos do Polo Góis, Apodi/RN.

TALITA MARQUES SENA

Experiências da separação conjugal: mulheres e as relações de gênero no Assentamento Nova Vida (Upanema-RN).

TATIANE COSTA DE MEDEIROS

A importância da experimentação no Ensino de Química: Uma experiência em escola que atende alunos do campo no município de Upanema-RN.

 

SEMESTRE 2019.2

AKELINA MÁRCIA BEZERRA DE MORAIS

Um estudo da acidez da palma Ipa Sertânia no semiárido potiguar.

AURIVANETE MORAIS PENHA

Os impactos dos agrotóxicos para as condições de vida dos trabalhadores do campo.

ELIZENI BELO DA SILVA

Formação Continuada de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: estudo em uma Escola Municipal do Assentamento Favela, Mossoró – RN.

FRANCISCA JULIMARIA FREIRE NOGUEIRA

A história contada por quem a viveu: uma leitura histórica do município de Serra do Mel (1970 – 1981).

FRANCISCA PAULA VICTOR FERNANDES

A visibilidade do profissional tradutor/interprete no ensino fundamental de escolas estaduais em areia branca-RN.

FRANCISCA RENATA RODRIGUES OLIVEIRA ROCHA

A mulher camponesa, participação política e subjetividade: um olhar a partir de estudo no assentamento Casqueira I, Areia Branca/RN.

HERONILDES LIMA DA SILVA NETO

De cisco a bioestimulantes: maricultura de macroalgas marinha como fonte de renda e de desenvolvimento sustentável em Rio de Fogo (RN).

JOELMA PINTO DE SOUSA

Patrimônio cultural imaterial indígena: os tapuias paiacus do município de Apodi/RN.

MARIA NEITHIELLE DE LIMA SILVA

Saudades vividas, lembranças passadas: memórias formativas na comunidade do Córrego – Apodi/RN.

PAULA MONIELLY PIMENTA DE CASTRO

Aspectos socioambientais, demográficos e infraestruturais do projeto de assentamento nova vida em Upanema/RN.

TATIANA CYBELLE ROCHA NERI

História e memórias do Assentamento Recanto da Esperança – Mossoró/RN.

22 de setembro de 2014. Visualizações: 1595. Última modificação: 05/03/2020 16:12:11