O TCC na Licenciatura interdisciplinar em Educação no Campo (Ledoc) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) é um componente curricular, da modalidade atividades acadêmica obrigatória, pertencente ao último período do curso (8º período).
Pré-requisito: Componente Curricular Projeto de Pesquisa.
Carga-horária: 60h (sessenta horas).
Matrícula: A matrícula em TCC ocorre mediante solicitação do(a) orientador(a) à coordenação do curso.
Forma: Monografia individual ou Artigo Científico.
Para saber mais sobre o TCC da Ledoc consultar o Manual no link a seguir:
LINKS IMPORTANTES AO DESENVOLVIMENTO DO TCC:
AQUI – Página do Sistema de Bibliotecas da Ufersa com orientações aos concluintes.
AQUI – Página com Normas ABNT e Documentos Regulatórios.
AQUI – Sistema para Geração Automática de Ficha Catalográfica para TCC’S da UFERSA.
AQUI – Acesse à página do Repositório Digital da Ufersa de TCC’s defendidos.
LISTA DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DEFENDIDOS na LEDOC (Semestre/Autoria/ Título)
SEMESTRE 2017.2
ANA CLAUDIA DE ANDRADE COSTA
Narrando o que ninguém viu, sobre aquilo que todo mundo vê: memórias e histórias das comunidades rurais do oeste potiguar.
FRANCISCO ANTONIO DE SOUSA
Educação do Campo e Ensino De Ciências e Matemática: o que dizem alguns TCCs.
JOSÉ GUSTAVO DE SOUZA BEZERRA
Incluir para formar ou formar para incluir? Reflexões acerca da formação dos docentes da Escola Estadual José Rufino em Angicos/RN.
KATSON FERNANDES
Movimentos Sociais e Educação do Campo: Uma análise a partir da Licenciatura em Educação do Campo da UFERSA – Mossoró/RN.
MARIA ALCINETE GOMES DE MENEZES
Os conceitos de lugar, paisagem e território como norteadores dos processos de ensino e aprendizagem em educação do campo no semiárido potiguar.
MARIA FRANCINEIDE HENRIQUE DE JESUS
Mulheres que se relacionam com homens comprometidos: narrativas de si.
RODOLFO RAFAEL PASCOAL DA PENHA
Compreendendo o conhecimento dos agricultores e produtores das comunidades rurais a respeito da biodiversidade de insetos em especial dos cupins do oeste potiguar.
SEMESTRE 2018.1
ANTONIA TAIZI COSTA DE MEDEIROS
O Destino do Lixo no Projeto de Assentamento Bom Lugar I : Responsabilidades e Desafios.
ANTONIA VALBIA SIQUEIRA COSTA
Um Estudo Sobre a Formação e Atuação dos Professores do Município da Serra do Mel/RN.
EUCLIDES FLOR DA SILVA NETO
Brincando no Maracatu Pipões e Biluca: Saberes , Memoria e Ancestralidade na Construção da Cultura Afrodescendente.
FRANCISCO ANTONIO DE SOUSA
Educação do Campo e Ensino De Ciências e Matemática: o que dizem alguns TCCs.
JOSÉ GUSTAVO DE SOUZA BEZERRA
Incluir para formar ou formar para incluir? Reflexões acerca da formação dos docentes da Escola Estadual José Rufino em Angicos/RN.
MARIA AUXILIADORA RODRIGUES CÂMARA
Atuação do Educador Social em Espaço Não Formal: Relatos de Experiências Na Associação Social Desportiva Ponta Do Mel-RN.
MICHELLY KATIUCE DE MORAES BRILHANTE
Processo de Organização Política do Projeto de Assentamento Sitio Góis : Lutas e Conquistas.
THAIS DE OLIVEIRA FREIRE SANTOS
Juventude Negra: Identidade e Preconceito Racial no Município de Serra do Mel – RN.
RANIELLY LETICIA DA SILVA
O Campo é Cheio de Coisas Bonitas , Pássaros, Borboletas , Flores e a Cidade Só Tem Humanos e Coisas Que Humanos Constrói : Representações Sociais de Campo, Cidade , Rural e Urbano de Alunos e Professores da Escola Municipal 13 De Maio, Upanema/ RN.
SEMESTRE 2018.2
ANTONIA MARINHO DOS SANTOS
O Trabalho das Mulheres na Formação do Assentamento Garavelo (Areia Branca/RN).
DÉBORA RAQUEL DOS SANTOS
Mulheres Negras e os Desafios no Âmbito da Educação.
ELAINE PATRICIA DE OLIVEIRA SOUSA
Quintais Produtivos na agricultura familiar: caracterização e participação nas compras governamentais no município de Apodi/RN.
EVA SIQUEIRA DA ROCHA
O uso das plantas medicinais pelas mulheres das Comunidades Rurais De Upanema, RN.
FRANCISCA RAYANE GOMES DE OLIVEIRA
Salas Multisseriadas: desafios para o ensino e para a docência.
GIONARA BRUNA ALVES DE OLIVEIRA
Patrimônio Rural: O Sítio Arqueológico Lajedo De Soledade (Apodi/RN) como espaço de identidade e pertencimento.
INÁCIA MARIA CARDOSO SOBRINHA
A Geografia das escolas do campo localizadas nos assentamentos rurais do município de Apodi/ RN.
MARIA ROSIVANIA PEREIRA FEITOSA DUARTE
Escola Família Agrícola de Serra do Mel (EFAMEL): produção de identidades e construção de sujeitos.
MARIA SILVIA TORQUATO FERREIRA
O Agronegócio e sua influência socioespacial no Sítio Pau Branco, Zona Rural De Mossoró/RN.
PATRÍCIA MARAISA DE SOUZA
Compreendendo o lugar a partir da percepção e experiências dos moradores da cidade de São Rafael/RN.
SUZANA MEDEIROS DE CARVALHO OLIVEIRA
A permanência dos jovens na Agricultura Familiar, nas Comunidades Rurais de Umarí e Projeto Assentamento Bom Lugar I (Upanema/ RN).
VANESSA CRISTINA DE OLIVEIRA SILVA
O negro, educação e as relações étnico-raciais no Ensino Fundamental II em uma escola estadual em Mossoró-RN.
SEMESTRE 2019.1
ALDEFRAN ADERSON DA SILVA
O extrativismo do calcário: impactos ambientais e socioeconômicos gerados na comunidade de Palheiros III, município de Upanema/RN.
ALEXANDRA GONDIM DA SILVA MEDEIROS
A importância de trabalhar com jogos para o Ensino de Química na Educação do Campo em Upanema/RN.
ALEXANDRO DOS SANTOS JESUS
As sementes do axé vão à escola: desafios das crianças do Candomblé junto ao processo de escolarização.
ANA PAULA PEREIRA BRITO
“Gordofobia” no Ensino Superior: estudo com discentes da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
ÂNGELA APARECIDA DE ALMEIDA LIMA
A evasão na educação de jovens e adultos: um estudo de caso da Escola Estadual Padre José de Anchieta/ Serra do Mel – RN.
EMILIANE MELO RODRIGUES MOTA
Análise dos aspectos socioeconômicos e infraestruturais do Assentamento Casqueira I em Areia Branca/RN.
JOELMA REGINA DE MORAIS COSTA
Geograficidade das mães universitárias do curso de Licenciatura em Educação do Campo, na Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
MAIARA COSTA DE MEDEIROS
Ensino de Química para alunos deficientes visuais: um panorama em escolas da rede estadual de ensino, na cidade de Mossoró/RN.
MARIA JOSÉ DE ABREU
A prática docente como contribuição para o desenvolvimento educativo dos sujeitos numa escola estadual na cidade de Felipe Guerra-RN.
MARIA JUCINEIDE ROCHA
Participação e organização política dos associados da Colônia dos Pescadores Z-52 em Upanema- RN.
MARINA CINTYA ALVES DA SILVA
A relação família-escola no contexto da Educação do Campo no município de Serra do Mel/RN: desafios e perspectivas.
MILLA VITÓRIA DE ALMEIDA
A educação sexual do idoso em Serra do Mel: medidas de prevenção para doenças sexualmente transmissíveis.
NAYARA RAQUEL OLIVEIRA DA SILVA
O ensino e aprendizagem de Química em uma escola estadual do município de Felipe Guerra/RN.
RAIMUNDA JANAINA DO NASCIMENTO
Solteiras por opção ou não: a história de vida das mulheres “mães solteiras” de Ponta do Mel.
RAÍSSIA RONIMEIRE TÔRRES BRILHANTE
Mulheres, homens e práticas de convivência com o semiárido nos assentamentos do Polo Góis, Apodi/RN.
TALITA MARQUES SENA
Experiências da separação conjugal: mulheres e as relações de gênero no Assentamento Nova Vida (Upanema-RN).
TATIANE COSTA DE MEDEIROS
A importância da experimentação no Ensino de Química: Uma experiência em escola que atende alunos do campo no município de Upanema-RN.
SEMESTRE 2019.2
AKELINA MÁRCIA BEZERRA DE MORAIS
Um estudo da acidez da palma Ipa Sertânia no semiárido potiguar.
AURIVANETE MORAIS PENHA
Os impactos dos agrotóxicos para as condições de vida dos trabalhadores do campo.
ELIZENI BELO DA SILVA
Formação Continuada de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: estudo em uma Escola Municipal do Assentamento Favela, Mossoró – RN.
FRANCISCA JULIMARIA FREIRE NOGUEIRA
A história contada por quem a viveu: uma leitura histórica do município de Serra do Mel (1970 – 1981).
FRANCISCA PAULA VICTOR FERNANDES
A visibilidade do profissional tradutor/interprete no ensino fundamental de escolas estaduais em areia branca-RN.
FRANCISCA RENATA RODRIGUES OLIVEIRA ROCHA
A mulher camponesa, participação política e subjetividade: um olhar a partir de estudo no assentamento Casqueira I, Areia Branca/RN.
HERONILDES LIMA DA SILVA NETO
De cisco a bioestimulantes: maricultura de macroalgas marinha como fonte de renda e de desenvolvimento sustentável em Rio de Fogo (RN).
JOELMA PINTO DE SOUSA
Patrimônio cultural imaterial indígena: os tapuias paiacus do município de Apodi/RN.
MARIA NEITHIELLE DE LIMA SILVA
Saudades vividas, lembranças passadas: memórias formativas na comunidade do Córrego – Apodi/RN.
PAULA MONIELLY PIMENTA DE CASTRO
Aspectos socioambientais, demográficos e infraestruturais do projeto de assentamento nova vida em Upanema/RN.
TATIANA CYBELLE ROCHA NERI
História e memórias do Assentamento Recanto da Esperança – Mossoró/RN.
SEMESTRE 2020.1
ANA PAULA CAMPOS DE FARIAS
A exclusão dentro da exclusão: trajetórias negras em busca da educação.
ANTONIA NEUZA LINS SOUZA
Educação das relações étnico-raciais: a implementação da lei 10.639/2003 no espaçoescolar de portalegre-rn.
JOEDNA NOBRE DE MELO
Um olhar sobre as práticas educativas no ensino de ciências da natureza voltadas aos discentes oriundos do campo.
MARIA AURINEIDE DA SILVA
Processos de alfabetização das crianças e adolescentes da comunidade quilombola do arrojado.
NILSON FLORENTINO JÚNIOR
Cidadania lgbt em movimento: res(ex)istência das famílias homoafetivas em espaços de reforma agrária
RUAN RAMON TORQUATRO DANTAS
Gestão Educacional: uma análise bibliográfica sobre estudos dissertativos em Educação (2011 – 2019)
THÁZIA LIDIA XAVIER DE FREITAS
Educação de Jovens e Adultos no MST: a experiência de escolarização no Assentamento Eldorado dos Carajás II, Mossoró – RN
SEMESTRE 2020.2
ARLLIS MAGDALA GONDIM MEDEIROS
Rejuvenescimento da educação de jovens adultos no contexto atual: um olhar a partir da realidade da cidade de upanema-rn.
ÁTALO DA SILVA SOUZA
Redes e consumo solidário: a experiência da rede xique xique em Mossoró-RN.
KEZIA RAQUEL QUEIROZ E SILVA
Fatores que levam à evasão escolar na educação de jovens e adultos na escola estadual padre josé de anchieta em serra do mel/RN
MARIA JOSÉ RUFINO BATISTA
O ensino de química na percepção dos/as alunos/as atendidos pelo Centro de Apoio ao Deficiente Visual (CADV)de Mossoró-RN.
MARIA SALETE MARQUES
Ensinar e Aprender na Educação Inclusiva – experiências de uma criança com deficiência visual.
SEMESTRE 2021.1
ANA KELLY DOS REIS NONATO
A constituição de identidade de mulheres negras: práticas discursivas e educação antirracista.
EDIZIONEIDE CARLOS LORENO FEITOZA
Percursos de formação: memórias e (auto) biografia de uma educadora do campo.
FERNANDA VIVIANE COSTA E SILVA
“bela, recatada e do lar?: Identidades e representações sociais de mulheres no discurso midiático.
GISLAINE MENDONCA BEZERRA
Juventude e Desenvolvimento Social: perspectivas de estudantes do ensino médio de uma escola pública do município de Upanema – RN
GRACIÉLE MARIA DA CONCEIÇÃO FERNANDES
Representações sociais e discurso religioso: uma análise da constituição de identidades de mulheres evangélicas do sítio caraúba /upanema – RN.
ISLA MAIARA RIBEIRO OLIVEIRA
Os desafios da lesbianidade no meio rural.
JOYCE AIANE BEZERRA SILVA
Mulheres negras na ciência: perspectiva de discentes e egressas da habilitação em ciências naturais da licenciatura em educação do campo da UFERSA.
NUBIA ROZENO DA SILVA
Beneficiamento da castanha de caju: experiências das mulheres da agrovila sergipe (serra do mel/RN).
RAIMUNDO ALVES FEITOSA JUNIOR
Organização comunitária e práticas pedagógicas na comunidade quilombola de jatobá-RN.
RAMON ROSENO ALVES
Formação de Professores da Educação do Campo: uma análise sobre o perfil profissional de
docentes da Escola Estadual Padre José de Anchieta, Serra do Mel – RN.
SEMESTRE 2021.2
ANA CLEIDE DA SILVA DE OLIVEIRA
A Escolarização dos Moradores do Assentamento Bom Lugar I, Upanema – RN.
ANA PAULA DA SILVA
Interdiscurso, Experiência e Formação de Estudantes do Campo no Programa Residência Pedagógica da UFERSA.
ANTONIA JANAILMA DE MELO SANTOS
Diagnóstico Socioambiental do Assentamento Monte Alegre I: Possibilidades do Ensino de Geografia na Educação do Campo.
ANTONIA NEUZA LINS SOUZA
EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: A INMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003 NUMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PORTALEGRE-RN
ANTONIA JANAILMA DE MELO SANTOS
DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL DO ASSENTAMENTO MONTE ALEGUE I: OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO
ALCIVANIA NUNES DA SILVA
Evasão Escolar de Jovens da Comunidade Recanto da Esperança, zona rural de Mossoró-RN
ITAMARA RÉGINA DE SOUZA
Reflexões sobre os impactos da produção de sal em Areia branca/RN: meio ambiente e saúde em perspectiva de análise
JULIANA KELLY LINS FRANÇA
Atendimento de Aluno Autista no Ensino Remoto como Desafio na Educação: A Percepção de Professores e Mães.
KADIDJA ANGÉLICA DA COSTA
Diagnóstico Socioeconômico e Educacional do Projeto de Assentamento de Reforma Agrária Bom Lugar I, Município de Upanema/RN
LUCIMARA DE LIMA OLIVEIRA
Luta e Resistência dos Povos do Campo no Projeto de Assentamento Recanto da Esperança, Comunidade de Alagoinha, Mossoró-RN
LUZINEIDE MÁRCIA DE PAULA GOMES
Dificuldades de Aprendizagem na Sala de Aula: Um Estudo a Partir da Perspectiva de Professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma Escola no Campo.
MARIA DALVA JULIÃO DE GOIS
A BNCC E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO SOBRE A VISÃO DE UM EDUCADOR DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
MARIA ELIANE FERNANDES DE OLIVEIRA
RECONFIGURANDO A VIDA DAS MULHERES DO CAMPO: EXPERIÊNCIA DE AGRICULTORAS DO P.A RECANTO DA ESPERANÇA COM A AGROECOLOGIA
NARIELLY HONORATO LOPES
Noras de pesquisa sobre o ensino remoto no contexto da Educação do Campo.
RAIMUNDO ALVES FEITOSA JUNIOR
Organização comunitária e práticas pedagógicas na comunidade quilombola de Jatobá/RN
ZENAIDE LUCAS BEZERRA SILVA
ANÁLISE SOCIOESPACIAL, POLÍTICA E PEDAGÓGICA DE UMA ESCOLA MANICIPAL DA COMUNIDADE JUCURÍ, ZONA RURAL DE MOSSORÓ/RN
SEMESTRE 2022.1
AMANDA SIMARA OLIVEIRA LEITE
PERCEPÇÕES DISCURSIVAS DOS AUXILIADRES DE TURMA: A RESPONSABILIZAÇÃO INCLUSIVA DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA
ANA PAULA DE OLIVEIRA
Educação do campo e pandemia causada pela COVID-19: a experiência com o ensino remoto na comunidade de São Lourenço, Felipe Guerra-RN
HYANKA THAYSE OLIVEIRA DE MOURA
Fechamento das Escolas do Campo: o caso da comunidade de Pindoba I, Apodi-RN
ISADORA CRISTINA ROCHA DE MENDONÇA
TRAJETÓRIAS SOCIOEDUCATIVAS DE MULHERES CAMPONESAS NO ENSINO SUPERIOR: UM OLHAR A PARTIR DO CURSO DE LICENCIATURA INDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO DO CAMPO(LEDOC) DA UFERSA
RIANA SÉFORA FONSÊCA
A exploração do sal e os impactos socioambientais no município do porto do Mangue/RN
SARA HANANY ALVES FERREIRA XAXÁ
POLÍTICAS PÚBLICAS E ASSISTÊNCIA ÁS MÃES DISCENTES NA UFERSA
SEMESTRE 2022.2
ANGÉLICA NARA FAUSTINO DE MELO
Desafios na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Upanema/RN no contexto da pandemia: a questão das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação
ERINALDO MACHADO GURGEL
Tragetória Escolar de um Jovem do Campo: um olhar para a permanência estudantil da Educação Básica ao Ensino Superior.
GLÍCIA LARYANE LEANDRO DA SILVA
Educação para além do capital”: uma análise da juventude campesina a partir da realidade de uma escola pública urbana de Upanema/RN
MARIA AUXILIADORA DE LISBOA OLIVEIRA
Memorial de Formação: itinerários de vida pessoal e profissional de uma educadora do campo
NATÁLIA MICHAELLE SENA DE SOUZA