De forma geral, a LEDOC-UFERSA objetiva formar educadores(as) aptos a lecionar em duas habilitações, Ciências da Natureza ou Ciências Humanas e Sociais, nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio, preferencialmente em escolas do campo. Desse modo, constitui-se como objetivos específicos:
a) Formar e habilitar profissionais em exercício no Ensino Fundamental e Médio que ainda não possuam a titulação mínima exigida pela legislação;
b) Formar educadores(as) para o exercício da docência multidisciplinar em escolas do campo com ênfase nas seguintes áreas do conhecimento: Ciências Humanas e Sociais / Ciências da Natureza;
c) Formar educadores(as) para atuação na Educação Básica aptos a fazer a gestão de processos educativos e a desenvolver estratégias pedagógicas que visem à formação de sujeitos autônomos e criativos capazes de produzir soluções para questões inerentes a sua realidade, vinculadas à construção e execução de projetos sustentáveis que estimulem a permanência das populações no campo e a convivência com o semiárido;
d) Contribuir para a efetiva expansão da qualidade da Educação Básica do campo, fundamentando-se em ferramentas imprescindíveis da permanência e da melhoria da qualidade de vida das populações no e do campo.
Atividades que podem ser desenvolvidas pelo profissional formado neste curso:
Os alunos formados no Curso de Licenciatura em Educação do Campo poderão atuar, de acordo com o Art. 62 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394 de 20 de dezembro de 1996, nas seguintes funções:
– Na docência na educação básica – séries finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, na modalidade Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional, em uma das áreas de conhecimento propostas pelo curso: Ciências da Natureza e Matemática e Ciências Agrárias.
– Na gestão de processos educativos escolares, entendida como formação para a educação dos sujeitos das diferentes etapas e modalidades da Educação Básica, para a construção do projeto político-pedagógico e para a organização do trabalho escolar e pedagógico nas escolas do campo.
– Na gestão de processos educativos nas comunidades: preparação específica para o trabalho formativo e organizativo com as famílias e ou grupos sociais de origem dos estudantes, para liderança de equipes e para a implementação de iniciativas e ou projetos de desenvolvimento comunitário sustentável que incluam a participação da escola.