LEDOC

-Requerimento Padrão do Curso – Requerimento-Padrao-licenciatura interdisciplinar em educação do campo

-Pedido de quebra de pré-requisitos e turmas especiais

I – Em que pese ainda não haver Resolução que normatize o assunto, a PROGRAD, através do MEMORANDO CIRCULAR Nº 81/2018, estabelece que, a partir do semestre 2018.1, os pedidos de quebra de pré-requisito serão realizados mediante abertura de processo administrativo eletrônico no setor de Protocolo do Campus, até o período de ajuste de matrícula (ver calendário acadêmico do semestre corrente), e serão encaminhados à Coordenação do Curso. Este, por sua vez, reunirá o Colegiado de Curso, que emitirá parecer sobre o requerimento.

II – Em de acordo com essas deliberações da PROGRAD os pedidos de Quebra de Pré-Requisito e Turma Especial devem ser, após solicitação de abertura de processo pelos(as) discentes no Setor de Protocolo, encaminhados à Coordenação do Curso.

Como fazer a abertura do Processo Administrativo?

• Para a abertura do Processo Administrativo, o(a0 discente deve enviar toda documentação necessária (ver abaixo) para a Divisão de Arquivo e Protocolo (E-mail: protocolo@ufersa.edu.br).
  • O arquivo a ser protocolado deverá estar em um único PDF, sendo a primeira página do arquivo obrigatoriamente o Requerimento Padrão.
  • No corpo do e-mail, o(a) discente deve informar o seu nome completo, número do CPF e a unidade de destino (Coordenação do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo).
  • A Divisão de Arquivo e Protocolo (DIAP) procede no máximo de 01 dia útil (após recebimento) a abertura do processo, salvo problemas técnicos e encaminhará à Coordenação o processo via SIPAC.
  • Após o recebimento, a coordenação encaminha a solicitação para apreciação pelo Colegiado do Curso para a emissão de parecer, que será encaminhado ao(à) discente.

Qual a Documentação para a solicitação de QUEBRA DE PRÉ-REQUISITO?

1. Requerimento-Padrao-licenciatura interdisciplinar em educação do campo (preenchido e assinado);
  2. Formulário de Solicitação de Quebra de Pré-Requisito com a devida justificativa  (preenchido e assinado);
  3. Histórico Escolar;
  4. Caso a disciplina a ter o pré-requisito quebrado seja Estágio Curricular Supervisionado, então deverá constar a Carta-de-Anuencia-quebra-de-pre-requisito-LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM EDUCÇAÃO DO CAMPO.

Qual a Documentação para a solicitação de TURMA ESPECIAL?

2. Carta-de-Anuencia-Turma-Especial-LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO DO CAMPO do(a) responsável pelo componente curricular informando sua disponibilidade de ministrá-lo e o horário especificado (preenchida e assinado);
  3. Histórico Escolar

OBSERVAÇÕES:

1. É de responsabilidade do(a) discente coletar a Carta de Anuência do(a) docente para a abertura da turma, sem ela, o Colegiado do Curso não acata o pedido para abertura.
  2.  A falta de qualquer documentação nos processos de qualquer pedido (Abertura de turma especial ou Quebra de pré-requisito) implicará no indeferimento do processo pelo Colegiado do Curso.

Quais os critérios recomendados pela PROGRAD para que o Colegiado do Curso (análise, apreciação, parecer) delibere sobre Deferimento ou Não da(s) solicitação(s)?

1. a) A necessidade da Quebra de Pré-Requisito e Turma Especial para que o(a) discente adquira o status formando no semestre em que faz a solicitação;
  2. b) A disponibilidade e CARTA DE ANUÊNCIA do(a) docente responsável pelo Componente Curricular;
  3. c) Questões relativas a conhecimentos prévios que deveriam ser adquiridos na disciplina pré-requisito;
  4. d) Carga horária total pretendida pelo(a) discente para conclusão do curso no referido semestre;
  5. e) Desempenho acadêmico e Histórico Escolar UFERSA do(a) discente;
  6. f) Compatibilidade de horários e existência de vagas nos componentes curriculares requeridos.

IMPORTANTE:

1. É necessário que se solicite ao Colegiado a quebra do Pré-Requisito no semestre anterior ao que se pretende cursar a disciplina desejada.
  2. O Colegiado do Curso deve se reunir até a primeira semana de aula do semestre para deliberação do(s) pedido(s).
  3. Depois de apreciados e no caso de parecer favorável, a Coordenação do Curso encaminha para a criação de Turma pelo Departamento de Ciências Humanas (criação de Turma do tipo individual), no caso das Turmas Especiais.
  4. A Coordenação do Curso deve enviar um Ofício, citando o número do processo para a PROGRAD, Registro Escolar ou Secretaria das Coordenações para matrícula na Turma Especial ou com Quebra de Pré-Requisitos.
  5. Para maiores esclarecimentos, entrar em contato com a Coordenação: ledoc@ufersa.edu.br
9 de julho de 2024. Visualizações: 97. Última modificação: 12/07/2024 08:24:30